8 de junho, sexta-feira Como ter uma dieta saudável?

O pessoal aqui da redação, sempre tem dúvidas sobre o que é verdade e o que é mito na hora da alimentação. Como nós prezamos ter saúde e manter a forma, fomos atrás da nutricionista Caroline Buss, da empresa Nutrifit, para nos orientar e dar dicas sobre uma alimentação saudável. A empresa baseia seu trabalho nas evidências científicas de ponta, aplicando tratamentos eficazes para emagrecimento, reeducação alimentar, qualidade de vida, desempenho esportivo, enfim, qualquer que seja o objetivo do paciente. E é claro que nós vamos dividir tudo com vocês, mas para passar o melhor da entrevista, resolvemos dividir a matéria em duas partes.  A primeira você confere agora!

Hoje em dia, muito se sabe sobre os benefícios de uma alimentação e hábitos saudáveis, por que a obesidade é um problema que ainda persiste?

A obesidade é ocasionada por diversos fatores, biológicos, comportamentais, sociais e ambientais, por exemplo. Hoje em dia as pessoas comem muito mais “produtos alimentares” do que alimentos naturais, o que contribui para as taxas de obesidade, de hipertensão, diabetes, e outros problemas de saúde. As pessoas conhecem linhas gerais do conceito de alimentação saudável, sem saber ao certo como comer bem. É aí que entra o papel do nutricionista, que avalia as necessidades do indivíduo para recomendar um plano alimentar verdadeiramente saudável.

A dieta da proteína e as versões light fizeram muito sucesso. Elas realmente funcionam? A perda de peso compensa os efeitos colaterais?

Gosto muito de salientar a diferença entre ‘emagrecer’ e ‘perder peso’. Perder peso, todos perdemos com facilidade (quem nunca teve uma virose e perdeu dois quilos??), mas estas oscilações bruscas devem-se principalmente à perda de água corporal. Já emagrecer significa perder gordura, por isso monitoro a composição corporal dos pacientes. 

E o carboidrato, é amigo ou inimigo? Vale a pena eliminá-lo do cardápio ou a falta dele na dieta engorda?

O carboidrato é amigo! Só temos que prestar atenção na quantidade e no tipo de carboidratos ingeridos. A quantidade correta em uma dieta propicia um melhor emagrecimento, desempenho intelectual e esportivo. Bioquimicamente falando, e de forma ilustrativa ‘a gordura queima em uma chama de carboidratos’. Cortá-lo na dieta não ajuda, é preciso comer a quantidade adequada e dar preferência ao integral.

O que não pode faltar em um cardápio saudável?

Para um cardápio saudável, há de se ter um equilíbrio entre todos os grupos alimentares. Temos que ter um balanço diário entre carboidratos, proteínas, frutas e hortaliças. Costumo ensinar para os pacientes (principalmente quando se culpam de estar comendo certos alimentos) que muitas vezes o problema maior não é o que está no prato, mas o (grupo) que está faltando naquele hábito alimentar. A própria alimentação regula as nossas vontades, e isso os próprios pacientes vão experimentando ao longo da reeducação alimentar.

Pois é, deu pra perceber que emagrecer com saúde é tarefa séria. Por isso, nos apoiamos quem busca um nutricionista para melhorar o desempenho nessa jornada.

Espero que vocês tenham gostado desse primeiro post, e na semana seguinte teremos mais, ok? Caso você tenha alguma dúvida e queira perguntar para a nutricionista, deixe um comentário.

Comentário (1)
Vote!
(3 votos)

1 Comentário em “Como ter uma dieta saudável?”

Comentários

Seu nome

Seu email

Seu site

*

Sobre a Agilità

Com um mix de produtos que valorizam o feminino nos detalhes e acabamentos, a AGILITÀ encantou o mundo da moda, apostando na fórmula luxo + estilo + sofisticação, vestindo estrelas, executivas e mulheres que não abrem mão da sensualidade chic. Hoje, com seis lojas no Rio, a Agilità é grife consagrada.

Facebook Agilità

Tags

bordado brilho Chanel exposição Kate Moss Londres luxo maquiagem Nova Iorque Paris penteado renda sofisticação são paulo vestido

Calendário

junho 2012
S T Q Q S S D
« mai   jul »
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
252627282930