30 de março, sexta-feira A arte e o design verde e amarelo no CCBB RJ

Fique por dentro do que está acontecendo no cenário cultural do Rio!

Dois ícones da arte e do design de móveis brasileiro estão em cartaz no Centro Cultural do Banco do Brasil. São as exposições imperdíveis de Tarsila do Amaral e dos premiados Irmãos Campana.

Percurso Afetivo – Tarsila do Amaral (até dia 29 de abril) 

Tarsila do Amaral não participou da Semana de 22, mas mesmo assim se tornou ícone do movimento Modernista (resumindo: poderosa!). Paulista, de origem nobre, ela morou e estudou arte em Paris na década de 1920. Mas foi nas cores, formas e cultura de seu país, que ela encontrou a inspiração para encantar no mundo das artes.

Em sua maior exposição individual na cidade, desde 1969, os cariocas poderão conferir não só 85 obras consagradas, mas também seus objetos pessoais. Se alguém tinha alguma dúvida que ela era fashionista, não deixe de ver o elegante casaco de pele da Tarcila (eles não permitiram tirar fotos no local). Um luxo que nos dias de hoje é politicamente incorreto.

Bem, apesar da oportunidade de podermos conferir de perto clássicos como “Antropofagia” (1929) e “A negra” (1923), para apreciar a sua pintura mais famosa, “Abaporu” (1928), ainda é preciso ir até o Malba, em Buenos Aires. O que não deixa de ser uma má ideia, não é mesmo?

Anticorpos – Fernando & Humberto Campana – 1989-2009 (até o dia 6 de maio)

Nada como uma peça assinada, não é mesmo? E os móveis e objetos dos Irmãos Campana estão em um alto patamar de wish list! Seus trabalhos são muito mais do que a amada linha de sandálias melissa e a mobília do café do Theatro Municipal de São Paulo. Humberto, de 59 anos, e Fernando, de 50, são reconhecidos internacionalmente por fazerem “design-arte”. Sempre juntos, já expuseram no MoMA de Nova York, no Museu de Arte de Tel Aviv e no Vitra Design Museum, na Alemanha.

A exposição “Anticorpos” traz para a cidade maravilhosa 70 peças de mobiliário, 13 luminárias, 70 objetos, seis joias e dois vestidos, entre outros feitos da dupla. Conhecidos pela irreverência nas formas e pela variedade de materiais utilizados, os artistas se apropriam de elementos do cotidiano para a construção de peças fantásticas.

O CCBB Rio fica na Rua Primeiro de Março, 66 – Centro  Rio de Janeiro.

Sem Comentários
Vote!
(2 votos)

Comentários

Seu nome

Seu email

Seu site

*

Sobre a Agilità

Com um mix de produtos que valorizam o feminino nos detalhes e acabamentos, a AGILITÀ encantou o mundo da moda, apostando na fórmula luxo + estilo + sofisticação, vestindo estrelas, executivas e mulheres que não abrem mão da sensualidade chic. Hoje, com seis lojas no Rio, a Agilità é grife consagrada.

Facebook Agilità

Tags

bordado brilho Chanel couro exposição Kate Moss luxo maquiagem Nova Iorque Paris penteado renda sofisticação são paulo vestido

Calendário

março 2012
S T Q Q S S D
« fev   abr »
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031